Publicado a 24 de Maio, 2022
O meu nome é Maria José, sou natural da Calheta, tenho 56 anos, e sou voluntária. Pediram-me que desse o meu testemunho sobre o voluntariado e eu acedi, porque é algo que me diz muito, pois, desde muito jovem senti esta vontade de ajudar os outros crescer dentro do meu coração.
Já na minha infância fazia voluntariado, aos 9 anos disponibilizava o meu tempo ao domingo, para ler e escrever as cartas dos meus vizinhos, que eram analfabetos, fazendo-o com responsabilidade e mantendo em segredo as informações. Além disso, cheguei a dormir em casa de vizinhas, fazendo-lhes companhia, quando perdiam os pais ou o marido. Aos 14 anos, comecei a ajudar num dos grupos de limpeza e decoração da igreja; uma vez por mês tínhamos de colher flores, decorar e limpar a igreja.
Entretanto emigrei, estive dezassete anos fora, e também aí dediquei algum do meu tempo a ajudar aqueles que precisavam. Regressei à Madeira em 2000 e voltei a integrar o grupo de limpeza e ornamentação da igreja da minha paróquia, mantendo essa atividade até hoje.
Em 2006 aceitei o convite para ser catequista e em 2014 fiz a formação para voluntariado e desde 2016 estou na loja solidária da SCMC onde dedico três horas semanais a todos os que procurem bens para seu conforto e bem-estar Para mim o voluntariado é fazer felizes aqueles que precisam de qualquer bem ou atenção que esteja ao meu alcance.
Maria José