A ERPI Nossa Senhora da Estrela, localizada na freguesia da Calheta, foi a obra emblemática da reativação da Misericórdia da Calheta, tendo sido inaugurada em 15 de setembro de 1996. Foi o resultado de um projeto de raiz, que veio colmatar uma lacuna no apoio à terceira idade do concelho.
Esta resposta social, com capacidade máxima para 58 utentes, proporciona alojamento coletivo, de utilização permanente ou temporária, a pessoas idosas em situação de maior risco de perda de independência e/ou de autonomia e que não tem condições pessoais e familiares de permanecer no seu domicílio com qualidade de vida bem como a pessoas idosas que expressam vontade em serem admitidas nesta instituição.
Na ERPI é disponibilizado um apoio individualizado e humanizado aos utentes, tendo em vista a satisfação das suas necessidades específicas e o desenvolvimento adequado do processo de envelhecimento num ambiente familiar, em que os residentes se sintam acolhidos e integrados.
São realizadas atividades de animação sociocultural, recreativa e ocupacional que visam contribuir para um clima de relacionamento saudável entre os residentes e destes com familiares, amigos e comunidade em geral, promovendo assim, a convivência social e a estimulação e manutenção das suas capacidades físicas e psíquicas.
Os serviços prestados e as atividades desenvolvidos nesta resposta social são adaptados às necessidades de cada utente, respeitando a sua liberdade de escolha e a sua individualidade e têm como objetivo contribuir para a estabilização e retardamento dos impactos negativos associados ao processo de envelhecimento e para a preservação da sua autonomia e independência.
É disponibilizado aos utentes um vasto leque de serviços:
Apoio Espiritual/Assistência religiosa (A ERPI dispõe de uma capela onde é celebrada Eucaristia regularmente).
Direção técnica: Dra. Carla Costa
Contato: 291 822 776 (Chamada para a rede fixa nacional)
Morada:
Estrada Simão Gonçalves da Câmara, nº 91
9370-139 Calheta